Vivemos um tempo em que as pessoas esperam executar suas tarefas da forma mais prática possível. A experiência de compra em um supermercado é impactada pela influência dessa característica da nossa sociedade, e é por isso que o autoatendimento tem sido cada vez mais valorizado. Vamos falar sobre os benefícios do self-checkout no supermercado!
O atendimento é um dos pontos mais importantes para a gestão do varejo quando se busca otimizar a relação com o consumidor. Portanto, é nesta etapa na qual uma empresa transmite mensagens positivas ao cliente, além, claro, de proporcionar uma boa experiência de compra, desde o momento em que ele entra na loja!
Neste cenário, cresce a tendência do autoatendimento nos supermercados. O self-checkout permite que o cliente faça todo o processo de compra sozinho até a hora de fazer o pagamento. Neste post, você vai entender as principais vantagens do autoatendimento no varejo!
Como funciona o self-checkout no supermercado
Para entender o que é o self-checkout, basta imaginar um sistema de caixa comum em que você costuma realizar as compras e fazer o pagamento delas. Contudo, como o próprio termo já sugere, no self-checkout é o próprio cliente quem realiza as operações no caixa!
Com um sistema de self-checkout, o supermercado oferece ao cliente a possibilidade de evitar filas e acelerar sua experiência no estabelecimento. E com o sistema, o varejista tem todo o controle das vendas e dos pagamentos realizados pelos consumidores.
Mas, como essa dinâmica funciona na prática para o cliente?
Ao colocar no carrinho todos os produtos desejados, o consumidor passa o código de barras dos produtos no painel do caixa de autoatendimento. No próprio equipamento, já são disponibilizadas sacolas para que o cliente possa armazenar as compras.
Tudo pronto! Depois de registrar e pesar todos os produtos (o que acontece ao colocar as mercadorias nas sacolas), é só fazer o pagamento, com cartão de crédito, débito ou PIX, na própria tela do aparelho de self-checkout.
Para os varejistas, o processo garante segurança no controle dos preços cobrados. As sacolas são posicionadas em uma balança, que analisa se o peso dos produtos bate com o registrado. Assim, o sistema avalia inconsistências para evitar problemas no faturamento.
Estamos chegando ao final do ano, e como sempre, o movimento nos supermercados tende a aumentar muito com a chegada das festas. É um ótimo momento para implementar o self-checkout, reduzir filas e oferecer mais conforto aos consumidores!
Agora que você já sabe como funciona o autoatendimento, é hora de conhecer, de forma mais detalhada, as suas vantagens. Por isso, preparamos uma lista com 5 benefícios do self-checkout no supermercado. Siga a leitura!
1- Menos filas e mais rapidez no processo de compra dos produtos
As filas são obstáculos que incomodam qualquer pessoa que vai no supermercado. Muitas vezes, ao ver longas fileiras, um consumidor até desiste de comprar naquela loja e vai procurar outra opção que possa ser mais rápida. Em fins de semana ou períodos como o fim de ano, essa realidade no varejo é ainda mais incômoda.
O self-checkout soluciona esse problema com eficiência. São pontos de caixa rápidos que, espalhados pela loja, ajudam a tirar a sobrecarga dos caixas comuns. O autoatendimento também contribui para o melhor aproveitamento do espaço da loja, portanto, além de reduzir filas, melhora a circulação e torna o tempo de espera mais curto!
2- Self-checkout otimiza a experiência de compra dos consumidores
Otimizar a experiência de compra de um cliente no supermercado vai além de reduzir as filas e diminuir o tempo de espera. É preciso considerar que vivemos tempos de total conectividade, o que gera um enorme desejo por praticidade em atividades do cotidiano. Tudo isso é oferecido pelo self-checkout!
A privacidade é outro dos benefícios do self-checkout no supermercado. Se um consumidor deseja comprar um produto mais íntimo, o autoatendimento é uma ótima forma de realizar a compra de forma mais discreta, sem constrangimentos. Dar ao cliente a possibilidade de comprar e pagar os produtos sozinho estabelece um relação de confiança e proximidade.
3- Mais rapidez para quem compra frutas, legumes e verduras
Agilidade e praticidade são palavras-chave quando se fala dos benefícios do self-checkout no supermercado. E outra grande vantagem é que o sistema de auto-atendimento elimina a necessidade do processo de pesagem dos produtos, que muitas vezes é feito antes mesmo de fazer o pagamento no caixa!
No self-checkout, qualquer produto é pesado para que seja feita a conferência dos preços. E para quem vai comprar frutas, legumes ou verduras, mercadorias que são cobradas a partir do peso, o autoatendimento elimina uma tarefa neste processo. O cliente gasta menos tempo na loja e fica livre para se divertir, trabalhar ou resolver outras pendências.
4- Autoatendimento melhora os resultados financeiros do varejo
Um dos principais benefícios do self-checkout no supermercado é o melhor aproveitamento da mão de obra. Com menos colaboradores no caixa, é possível realocar os recursos humanos para áreas em que eles irão produzir mais. Isso é fundamental para reduzir as despesas e promover uma gestão financeira mais eficiente no varejo.
Todas as melhorias promovidas pelo self-checkout, tanto para a gestão de processos internos da loja, como na experiência de compra dos clientes, contribuem para aumentar as vendas! Clientes mais satisfeitos e confortáveis tendem a voltar mais vezes ao supermercado, portanto, o autoatendimento também ajuda a fidelizar o público.
5- Self-checkout é uma mídia positiva para a marca do supermercado
Neste post, abordamos muito o assunto da experiência vivida pelo cliente no supermercado. Este é um fator importantíssimo e tem a ver com a forma com que a percepção do consumidor sobre a loja é divulgada, nas redes sociais ou em conversa com os amigos. Conectividade, praticidade e modernidade são aspectos que chamam a atenção.
Portanto, o self-checkout também serve como um atributo de marketing para o supermercado. As lojas que disponibilizam o autoatendimento tendem a ser mais divulgadas e passam uma imagem moderna e alinhada com características positivas do mundo atual. É mídia positiva que ajuda a alavancar as vendas!
Conclusão
A VR Software conta com uma excelente opção para os supermercadistas que desejam implementar o autoatendimento digital em suas lojas. Conheça o VR Self Checkout e saiba como ele pode garantir uma experiência prática para os clientes e ótimos resultados para as empresas!