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Uma jornada de compra eficiente para o consumidor passa por alguns pontos determinantes.  O atendimento de qualidade, o auxílio na escolha do produto e um checkout eficiente são alguns deles. Entretanto, ainda há um passo importantíssimo para o sucesso de sua loja: o pós-venda. Uma estratégia fundamental para fidelizar clientes!

Mesmo que você já tenha atingido um alto padrão de qualidade na experiência de compra de seus clientes, ainda é possível e, necessário, alcançar o próximo nível. Afinal, o relacionamento com o consumidor continua mesmo após fechar a venda, portanto, é fundamental fazer com que essa relação renda bons frutos para o seu supermercado.

Executar estratégias pós-venda com o cliente gera boas impressões sobre a marca, o que ajuda a estreitar os laços com os consumidores. Este processo ainda visa aumentar o número de conversões, tanto a partir da satisfação deste cliente, como das indicações que podem surgir dele.

 

Neste post, explicamos a importância do pós-venda e ainda listamos algumas dicas de estratégias para você aplicar no seu supermercado!

Qual é a importância do pós-venda?

O pós-venda é um conjunto de ações de relacionamento com o cliente, executadas após o fechamento da compra. Elas podem se dar a partir de uma comunicação que seja útil ao consumidor, ou mesmo com a promoção de novos produtos, mas sempre com o mesmo objetivo: fidelizar clientes.

Atrair novos consumidores é necessário, entretanto, muitas vezes pode ser um caminho mais demorado. Alguns supermercados também têm limites geográficos e de outras naturezas para expandir o seu público consumidor. Por esse motivo é tão importante fidelizar quem já é cliente de sua loja.

O cliente atual já conhece bem as virtudes do seu supermercado, e por isso tem a disposição de sempre retornar ao seu estabelecimento. Portanto, é crucial valorizar isso e fazer com que essa relação seja cada vez mais duradoura, que o cliente perceba que ele não é só mais um e sim especial para o estabelecimento.

Além disso, o consumidor fidelizado também pode indicar seu supermercado para outras pessoas. Afinal, não há propaganda melhor que a indicação que vem de um consumidor satisfeito a ponto de recomendar o seu supermercado para alguém próximo. Ou seja, o pós-venda também contribui na aquisição de novos clientes!

Outra função importante é a otimização do próprio relacionamento com o cliente. Após fechar uma venda, é possível estabelecer um feedback e colher informações valiosas para melhorar os processos. Assim é possível criar um ciclo de aperfeiçoamento da experiência de compra e do relacionamento com o consumidor.

 

Dicas para fidelizar clientes

Existe uma série de estratégias que podem potencializar o pós-venda. O mais importante é oferecer vantagens reais para o seu cliente e mostrar que ele recebe um atendimento customizado. A partir disso, seu supermercado também pode acessar diversos benefícios, de curto, médio e longo prazo!

Separamos algumas dicas para que o seu pós-venda seja infalível na missão de fidelizar clientes!

O pós-venda começa na atualização do status da compra

No caso das compras online, o cliente ainda precisa esperar a conclusão de algumas etapas após fazer a operação. A loja confirma o pagamento e estipula um prazo para a entrega das mercadorias. Essa espera pode gerar certa ansiedade nos consumidores e o papel da loja é fazer com que este momento seja o mais confortável possível.

Sendo assim, é importante garantir que o status da compra seja atualizado para o cliente de forma rápida e eficiente. Existem diversos canais que podem ser usados para isso, como e-mail, SMS ou WhatsApp. Possibilitar o rastreamento do pedido também gera bons resultados. O importante é não deixar o cliente esperando demais por essa atualização!

Nessa etapa, também é importante entender e implementar algumas ações. Desde o primeiro contato com o cliente após a compra, e em todo o processo, é crucial proporcionar um atendimento humanizado. Mensagens de agradecimento, com um tom mais pessoal e afável, podem funcionar bem na busca por fidelizar clientes a partir do pós-venda.

 

Deixe o cliente ciente das promoções e diferenciais da sua marca

Todo consumidor procura por uma boa promoção que o permita comprar o produto desejado por um preço mais satisfatório. O pós-venda é o momento perfeito para oferecer cupons de desconto, frete grátis e promoções exclusivas. Esta é uma forma de proporcionar ao cliente um agrado por realizar uma compra em seu supermercado!

Por meio de tecnologias como sistemas de CRM, é possível usar a base de dados para segmentar essas promoções. As informações dos clientes servem para oferecer promoções exclusivas, que se encaixem com as preferências deste consumidor. Dessa forma, o supermercado oferece um pós-venda cada vez mais personalizado.

Os programas de fidelidade também fazem parte de uma boa estratégia. A cada compra, você pode conceder pontos aos consumidores, que serão trocados por descontos e outros benefícios. É mais uma maneira de iniciar outra venda logo após concluir uma.

 

Potencialize o feedback do cliente no pós-venda

Um dos processos mais importantes no pós-venda é ouvir o consumidor e pedir feedback. Fidelizar clientes passa por ouvir, também, suas frustrações com falhas que possam ocorrer e claro, sugestões de melhorias. Portanto, é fundamental garantir o espaço para que o cliente se expresse.

No online, as páginas com avaliações dos consumidores para determinados produtos e também sobre o atendimento do supermercado podem gerar valor para a sua marca. Também é importante fazer com que as reclamações sejam atendidas e logo demonstrar que o processo questionado recebeu as correções solicitadas.

Além disso, receber o feedback do cliente é necessário por diversos fatores. Com ele é possível aperfeiçoar constantemente os processos administrativos da loja, bem como o atendimento e também garantir uma proximidade capaz de fidelizar clientes. Essa estratégia, a longo prazo, pode gerar mais conversões e novos consumidores para o seu supermercado!

 

Tecnologia garante um pós-venda mais eficaz

A informação é uma das ferramentas mais importantes para garantir um pós-venda mais eficaz e fidelizar clientes por meio dele. Neste texto, citamos os sistemas de CRM, que realizam a gestão do relacionamento com o consumidor. Essa é a solução crucial para que as dicas que demos acima funcionem na prática.

De acordo com pesquisas, 47% dos usuários de CRM disseram que seu sistema teve um impacto significativo na retenção de clientes, e uma porcentagem igual diz que seu CRM teve um impacto significativo na satisfação do cliente.  (fonte: Capterra)

 

O processamento inteligente de dados é valioso para executar estratégias que buscam oferecer um atendimento personalizado para os consumidores. Conheça o VR CRM e saiba como a solução da VR Software pode contribuir na otimização do pós-venda de seu supermercado!