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Implantar novas tecnologias no supermercado tem uma série de benefícios. Além de serem usadas como poderosas ferramentas para melhorar a gestão e a experiência de compra do cliente, elas cumprem um papel fundamental no controle de despesas. O que faz da tecnologia um facilitador de compras no supermercado.

Além disso, manter um supermercado adaptado às tendências,é essencial para um mundo cada vez mais tecnológico. Aliás, modelos que seguem um padrão antigo correm grandes riscos de não sobreviverem nesse mercado. Por isso, neste conteúdo você vai encontrar as principais tecnologias para a transformação digital no varejo. Boa leitura!

 

Tecnologias usadas como facilitador de compras no supermercado

Big Data, Inteligência Artificial e Self Checkout são exemplos que podem ajudar a acelerar os processos no varejo e gerar resultados positivos para a tomada de decisões. De modo que a gestão não precise trabalhar no escuro e consiga controlar pontos cruciais para que todas as engrenagens do supermercado funcionem bem.

Já na experiência com o consumidor, a tecnologia é um facilitador de compras no supermercado quando investe em mais praticidade para os seus clientes. Dessa forma, ela auxilia no aumento das vendas e na fidelização do consumidor.

Sendo assim, é importante que os supermercadistas conheçam essas tecnologias e saibam como elas funcionam. Pois dessa forma, é possível escolher a que melhor atende as necessidades e as dores enfrentadas na gestão do varejo. Ou até mesmo adequar vários sistemas, para assim, otimizar tempo, reduzir custos e gerar resultados.

Antes de mais nada, vale lembrar que para investir em um sistema voltado para a experiência do cliente, é importante analisar que uma tecnologia que auxilie na gestão é o primeiro passo para a transformação digital no varejo.

Afinal, uma boa gestão significa que não há ruptura de produtos, que exigências dos clientes são atendidas e que o gestor pode dedicar seu tempo para novas estratégias, que irão melhorar a experiência do cliente.

 

As soluções mais buscadas para os supermercados

 

Big Data

Big data é um termo em Tecnologia da Informação que trata sobre grandes conjuntos de dados processados e armazenados a cada segundo. Ou seja, ela faz com que a coleta de informações coloque o varejo em um novo patamar. De forma que o supermercado trabalhe com uma base de dados específica para oferecer aos clientes ofertas de acordo com seu perfil de compra.

 

Aplicativo próprio ou  Clube de ofertas 

Uma das tecnologias mais buscadas dentro do varejo é o aplicativo próprio. Afinal, os APPS caíram nas graças do consumidor, o que representa uma grande oportunidade para supermercados. Não apenas pelas vendas e ofertas personalizadas, com o auxílio do Big Data, mas também pela capacidade de relacionamento que a ferramenta pode criar.

Pense na possibilidade do consumidor receber pelo smartphone ofertas de acordo com o seu consumo, que por ali ele consulte preços, promoções e cadastre sua lista de compras, sem se deslocar. Fazendo isso de forma prática, a satisfação que é gerada faz com que o cliente seja fiel.

 

E-commerce

Uma das maiores tendências e que se tornou um facilitador de compras no supermercado é o E-commerce. Aliás, em 2020, os varejistas que trabalhavam com uma loja virtual, com toda certeza saíram na frente dos concorrentes. Devido às limitações que a crise sanitária do coronavírus impôs à circulação de pessoas o número de compras online aumentou consideravelmente. De acordo com estudos, o e-commerce brasileiro cresceu 75% comparado ao ano anterior.

Além disso, pessoas que buscam mais comodidade e formas práticas de realizar as tarefas diárias, são as primeiras a serem impactadas com a loja virtual. Se o supermercado oferece um site organizado, com boa navegabilidade, segurança e uma logística eficaz, as chances de se destacar em meio à concorrência e fidelizar o cliente são enormes.

 

Omnichannel

Um supermercado omnichannel consiste em trabalhar com estratégias de interação com o cliente, com o uso simultâneo de diferentes canais de comunicação, com o objetivo de estreitar a ligação entre o online e offline.

Uma tecnologia voltada 100% para proporcionar uma melhor experiência de compra para o cliente, independente de qual seja o canal escolhido para isso.

Veja um exemplo:

Pense que o cliente quer adquirir um aparelho celular. Antes de sair de casa, ele pesquisa, olhas os modelos e valores na internet.

Por fim, ele encontra um site com o smartphone ideal e um valor atraente. Na hora de fechar a compra ele vê que o prazo de entrega é além do que ele pode esperar. No entanto, o vendedor oferece a opção de retirar o produto em uma loja próxima, com um prazo de 24 horas e sem aumentar o custo.

Uma oferta tentadora, não é mesmo? E então a venda foi realizada!

Pronto! Essa é uma experiência omnichannel. E o supermercado que oferece esse serviço, além de aumentar as vendas, tem a chance de se destacar entre a concorrência.

 

Pagamento Instantâneo

Através do PIX os pagamentos são realizados de forma simplificada, mais rápida e mais barata. Além de facilitar o processo de pagamento para o cliente, o pix garante que o dinheiro entre na conta em questão de segundos. Isso significa que não é mais necessário esperar dias para que o valor esteja disponível. Com isso, o capital de giro tende a ser muito maior, dando margem para fazer as melhores negociações com fornecedores e um melhor fluxo de caixa.

 

Autoatendimento

Também conhecido como self checkout, essa é uma excelente tecnologia usada como facilitador de compras no supermercado. Aliás, essa é uma tendência muito utilizada no exterior, e que vem ganhando força no Brasil.

O terminal self checkout é nada mais nada menos do que um caixa para pagamento em que o cliente tem a capacidade de processar as suas próprias compras sem a intervenção humana. Ele mesmo faz a leitura do código de barras do produto, pesa e efetua o pagamento dos itens adquiridos em loja.

Além disso, essa é uma solução capaz de aumentar a produtividade e redução de custos operacionais através de um processo mais ágil e prático. De forma que evite filas e otimize o espaço físico dentro do supermercado.

A VRSoftware trabalha com um sistema de interface amigável, com recursos visuais e sonoros para apoiar os usuários. O VR Self Checkout é a plataforma ideal para acelerar as vendas, levando facilidade e conforto aos clientes.

Através do terminal de autoatendimento VR Self Checkout é possível:

– Reduzir em até 30% as filas;

– Diminuir os custos;

– Fidelizar os clientes;

– Melhorar a capacidade de atendimento;

– Aumentar a produtividade em loja.

Clique aqui e solicite uma demonstração!

 

Qual dessas tecnologias você mais gostou para aplicar no supermercado? Já sabe quais as soluções para se destacar em meio à concorrência?

Se você pensa em transformação digital deve saber quais as melhores soluções para a gestão no varejo.

Simplifique com a VR Software!

Veja neste post 5 sinais de que o seu supermercado precisa de um sistema de gestão.